Tecktonik

O que é TECKTONIK ?


Introdução

Tudo começou numa discoteca em França, a Metropolis de Rungis, em 2000, onde foi criado o evento Tecktonik Killer. Cyril Blanc, o criador deste evento, organizou então, com um amigo, encontros em Rivoli com dezenas de jovens a dançar ao ritmo da música electrónica e hardstyle.

A originalidade da electro dance é que os jovens não têm uma reivindicação ou uma contestação social, como no caso do hip hop. O pessoal simplesmente não se identificava nem com rock nem com o rap.
Gostava-se de música electrónica, mas faltava um modo próprio para dançar. Se for para comparar com outro movimento, acho que o que mais se aproxima da “electro dance” é a disco, por causa da alegria.


Cyril e Alexandre foram os dois fundadores do movimento, mais tarde o termo “Tecktonik” tornou-se uma marca registada, na qual foram criados alguns produtos para representar o movimento de dança, tais como roupas e CD's, o que faz com que muitos prefiram usar o nome “electro dance” para designar o estilo. No fim de vários eventos deste género todos os jovens associaram-se então à Tecktonik. Em dias específicos na Metropolis organizam-se battles entre electro dancers, entram num ringue e dançam um de cada vez, existem milhares de pessoas à volta a ver e a filmar com os telemóveis, depois o publico vota gritando mais naquele que dançou melhor.
Estes eventos foram criados também para promover os estilos musicais belgas e holandeses, o jumpstyle e hardstyle.
O nome Tecktonik surgiu a partir disso, tem a ver com as placas geológicas do planeta, que traduzindo para este movimento é o encontro e o choque criativo entre culturas musicais diferentes, e que é aberto a todas as pessoas do mundo.

Em que consiste este conjunto de danças?
Consistem numa NOVA EXPRESSÃO CORPORAL na qual estão inseridos três vertentes fundamentais, ou seja, as danças, que são o ELECTRO DANCE, o SHUFFLE ,e o JUMPSTYLE.
Algumas pessoas mostram alguma confusão em entender o movimento, porque é constituído por danças distintas como já foi referido anteriormente, por vezes não existe uma diferenciação na definição de cada uma, poderiam explicar sucintamente como se dança electro, shuffle,e o jumpstyle?
Bem, no que diz respeito à electro dance, tudo gira em torno de uma série de movimentos de braços e pernas que são combinados livremente. Um dos movimentos mais notáveis é o de passar o braço por cima da cabeça e o entrelaçamento de braços, ao mesmo tempo, é preciso manter os joelhos flexionados, deslizando as pernas de um lado para o outro.
Uma coisa importante a referir é que no electro dance existe o “milky way” e o “vertigo”, ambas muito idênticas até porque são a mesma dança, mas a diferenciação delas é os movimentos dos pés e a velocidade do movimento de braços ser maior no vertigo. Por outro lado o shuffle é realizado com base no electro dance, mas o estilo de música que é dançada é diferente, e exige uma maior capacidade corporal, ou seja, os movimentos vão à velocidade limite.
Por fim temos o jumpstyle, que é a dança que mais se destaca em relação às anteriores, pois não existe semelhança alguma entre jumpstyle e electro dance, porque é uma dança realizada tendo por base os saltos e a forma como movimenta as pernas.

Sabemos que a cada dança é atribuído um estilo próprio. Quais são as características fundamentais no que diz respeito ao vestuário?
Como não podia deixar de ser este movimento tem um estilo próprio em relação ao vestuário, a electro dance tem um estilo mais completo, pois a maneira de vestir de um electro dancer pode não ser necessariamente igual ao de um jumper. Mas basicamente os rapazes e as raparigas usam as calças justas, que varia também consoante o gosto de cada um, o calçado inclina-se para ténis coloridos, os cintos os mais usuais são os brancos, pretos, quadrados pretos e brancos, com LED, as t-shirts também são justas, mas como nas calças, só é usado se o jovem gostar, apesar de ser uma característica da Tecktonik, pois no electro dance podem ser também usadas t-shirts bastante coloridas principalmente no estilo “milky way”. No que diz respeito aos penteados, têm de ter um visual futuristico, o mais comum são as cristas desde a testa até à nuca, os penteados sim, é uma característica marcante neste estilo. Nas noites Tecktonik Killer, alem de se vestirem desta maneira também, usam maquilhagem, ou seja, desenham estrelas à volta do olho ou outros desenhos que fica à criatividade de cada um.
A filosofia deste movimento é muito pouco conhecida, porque não se costuma falar muito disso, mas sabemos que não se resume apenas à dança. Podem explicar um pouco sobre esta filosofia?
A filosofia deste movimento foi definida como sendo contra todo o tipo droga, ou seja, dançar electro e dar tudo por si, pela energia própria do corpo sem qualquer efeito de drogas. Pois o objectivo do movimento é a dança, a diversão e o convívio pessoal.
Em vários países, este movimento é visto como uma actividade positiva, pois deixa o preconceito e discriminação de lado visto que é um movimento caracterizado pela mistura de origens, para além de ser caracterizada por jovens com um estilo de vida mais sã.

Como vocês devem saber, normalmente as pessoas quando vêm estes géneros de dança têm uma reacção um pouco negativa, pois são danças muito “estranhas” às pessoas que o assistem. Qual a vossa opinião a esta posição que as pessoas aderem às vezes?
Apesar de estar a ser um fenómeno a nível mundial, a primeira impressão é quase sempre negativa, porque muitas pessoas olham e pensam que o dançarino está maluco ou que deve ter algum problema. Pode-se dizer que é uma questão de impressões iniciais, porque até mesmo nós antes de formar o movimento em Portugal e começar a dançar electro, shuffle ou jumpstyle, também pensámos “mas que raio de dança é aquela?”. Mas isto é como tudo, depende dos gostos, uma pessoa no início pode não gostar mas depois entra no mundo electro, ou simplesmente não gostar, porque nem todos gostam do mesmo género de dança.
A divulgação deste movimento tem estado a aumentar cada vez mais, e os jovens têm tido um papel importante nesse aspecto, de que forma esses jovens, nomeadamente os franceses, fizeram com que este movimento se tornasse internacional?
Primeiro de tudo, quando se vai a França, principalmente a Paris, é habitual vermos jovens a dançar electro, eles levam os seus rádios e juntam-se em grupos para dançar, é uma forma de mostrar aos turistas o que torna também um método de tornar a dança internacional, mas o objectivo principal desses encontros é dançar, evoluir nessa dança e trocar impressões e ideias que podem surgir para novos passos.
Bem, com o surgimento da Techno Parade em França, que é um evento realizado na rua que reúne vários DJs conhecidos mundialmente da música electrónica, que enche as ruas de Paris com milhares de adeptos maioritariamente franceses que mostram então o electro dance para todas as pessoas.
Outro aspecto que amplificou o conhecimento internacional da electro dance, foi o videoclipe da Yelle com a versão remixada “à cause des garçons”, o primeiro videoclip deste estilo a passar em Portugal a partir de um canal de televisão francês.
O site do Youtube ou Dailymotion foram também uma grande ajuda para a divulgação deste estilo de dança, muitos jovens filmam-se a dançar individualmente ou em grupo e colocam na internet onde todo o mundo tem acesso. Um dos vídeos amadores que tem feito mais sucesso é o de Jey.Jey, que é um dançarino oficial do movimento Tecktonik, em França.

Estes géneros de dança tornaram-se conhecidos em outros países, vocês que representam parte do movimento português, podiam explicar como tudo começou e o que fazem para uma melhor divulgação no nosso país e até fora de Portugal?
O nosso movimento tem vindo a crescer desde que decidimos iniciar este projecto em finais de 2007. Conhecemos alguns elementos que hoje fazem parte do movimento português e organizámos as coisas de modo a que fosse possível realizar o primeiro videoclip de electro dance português com uma música composta pelo Dj Yuri Loopez.
Ao ser o primeiro videoclip oficial desta dança em Portugal tivemos de estruturar um guião para que se desse inicio ao estilo de uma forma brutal, daí o conceito deste vídeo ser um objecto estranho que vem do céu, que neste caso é um meteoro com um disco vinil a mencionar “electro dance”, foi uma forma de mostrarmos que agora foi a vez de Portugal, que o estilo chegou já a Portugal.
Também realizámos a primeira Battle oficial em Portugal numa discoteca onde vários concorrentes entram no ringue aos pares para dançar cada música e posteriormente seguir-se à votação, muita gente à volta gostou e até tentou dançar.
Depois criados alguns sites para um maior contacto com os jovens portugueses interessados neste tema, tanto no electro dance, shuffle e jumpstyle. Temos vários eventos em mente que iremos mencionando sempre nos nossos sites.

Expansão do movimento pelo Mundo fora, tornando assim uma dança comum como as conhecidas até hoje.


Confira o video :